Enquete faz radiografia da saúde pública em Ourinhos que aparenta estar na UTI

Mais uma vez o Portal Akki pediu a opinião da população buscando clareza e verdade. Em uma enquete realizada entre os dias 14 de Fevereiro e 08 de Março de 2018, 15.567 pessoas participaram do quadro intitulado “A verdade popular” respondendo a pergunta “Você tem encontrado médicos, exames e remédios na rede pública em Ourinhos?”.

Aparentemente a saúde pública em nossa cidade não anda tão boa quanto algumas notícias divulgadas na mídia local ou em peças publicitárias de autoria de nossas autoridades tentam nos fazer crer. Em primeiro lugar a resposta “Consigo mais demora” obteve 40%, ou seja 6.245 Votos.

Em segundo lugar, os participantes responderam que “Dificilmente conseguem” com 39% ou seja 6.005 Votos e em último lugar ficaram as pessoas que afirmam “Sempre conseguir com 21% ou seja, 3.317 Votos.

Em um pequeno trabalho de jornalismo investigativo, nossa equipe visitou anonimamente sete unidades geridas pela Secretaria de Saúde de Ourinhos e após permanecer poucos minutos em cada uma delas registrou frases como “Esse medicamento está em falta” ou ” O Dr. não atenderá mais essa semana”. Questionando alguns pacientes, nossa repórter recebeu informações sobre falta  de insulina, ciprofloxacino, diazepan e até mesmo gazes e esparadrapo para realização de curativo em um paciente operado. Em uma unidade de saúde da família, a única médica a atender na USF tirou férias e os pacientes ficaram semanas sem atendimento devido a falta de substituição da profissional.

Esperamos contribuir para a melhoria nos serviços locais de saúde, sejam eles administrados pela Prefeitura, Estado ou Associações demonstrando de forma isenta e sem ficção a opinião dos Ourinhenses e a dificuldade que enfrentam em conseguir dignidade no atendimento.