Assis terá 10 praças com internet gratuita em 2018

Município que investe em conectividade sedia na próxima semana o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista

Até o final de 2018, Assis deverá ser uma cidade mais conectada. A sede do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, que reunirá prefeitos e gestores nesta semana, investe em tecnologia para agilizar os processos internos e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços online. Segundo o gestor de tecnologia da Prefeitura de Assis, Adriano Romagnoli, a meta é que até novembro haverá wi-fi para a população em 10 pontos estratégicos da cidade de 102 mil habitantes e localizada a 436 km de São Paulo.

O Parque Buracão será o primeiro a se tornar digital, conforme o cronograma a partir de 1º de Julho quando Assis comemora 113 anos. “O wi-fi público como estratégia é levar o serviço público perto da casa das pessoas”, comenta Romagnoli sobre o Assis Digital, projeto lançado ano passado com o objetivo de melhorar o atendimento à população através de investimentos em tecnologia. O portal do programa na internet oferece uma série de serviços à população como emissão de documentos e solicitações de reparos na iluminação pública e limpeza de terrenos.

Além da inclusão digital, segundo o diretor, o Assis Digital também abrange o eixo voltado para a infraestrutura tecnológica do município, com a meta de migrar a conexão atual entre os prédios públicos via rádio pela fibra óptica, visando atender com melhor qualidade o processo eletrônico que vem sendo adotado. Aliás, a gestão eletrônica de documentos no município é também reflexo do resultado positivo que começou na Câmara de Vereadores. Atualmente, toda tramitação de documentos entre as Secretarias e Legislativo Municipal é feita via internet. “Isso foi uma revolução. Nosso mote é justamente essa integração dos poderes Executivo e Legislativo”, observou.

No caminho da informatização, Assis passa também a fomentar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto regional ao sediar o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, evento que será realizado em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) na próxima quinta-feira (15), na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).

Gratuito para gestores públicos, o fórum contará com a presença dos prefeitos de Ourinhos, Lucas Pocay, de Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito, e de Tarumã, Oscar Gozzi, que compartilham as ações em andamento em suas localidades. Participam também empresários e representantes do governo do Estado para tratar de soluções de mercado e políticas públicas, respectivamente. “Esse evento é fundamental para troca de experiências e destaca a tecnologia como vantagem e não custo para os municípios”, completa Romagnoli.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio ouro da 1DOC e da Engemap, prata da Service Security e apoio da Smart Matrix, PONTO ID e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap).