Santa Casa recebe visita de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos recebeu na sexta-feira, 23 de março, técnicos da Secretaria do Estado da Saúde. A visita dos profissionais faz parte do programa estadual “Saúde em Ação – Raio-X”. A instituição ourinhense foi escolhida pelo fato de estar conveniada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e por integrar o programa “Santas Casas SUStentáveis”.
A escolha das instituições a serem visitadas foi por sorteio e o objetivo do “Raio-X” é conhecer a fundo como as mesmas estão organizadas internamente para atender à população, como estão lidando com a questão econômico-financeira e qual a qualidade da assistência oferecida, por meio de levantamento que inclui a análise de indicadores, e visa a melhoria dos serviços prestados.
A comitiva da Secretaria do Estado da Saúde que visitou o hospital foi composta por técnicos dos Grupos de Auditoria e de Regulação, além de dois técnicos da área de Humanização e também de profissionais da Diretoria Regional de Saúde de Marília.
Os técnicos da Secretaria do Estado da Saúde se reuniram logo pela manhã com os colaboradores da Santa Casa de Ourinhos para dar um panorama do objetivo do trabalho, que não teve caráter fiscalizatório.
Após a apresentação do programa, os técnicos iniciaram uma visita “in loco” pelo complexo hospitalar da Santa Casa de Ourinhos onde estiveram nos diversos setores como a UTI, o Centro Cirúrgico, Banco de Sangue, Hemodiálise, Pronto Socorro, Oncologia, Enfermaria, Administração entre outras áreas.
“Esta visita tem o objetivo de conhecermos o serviço que é prestado pelo hospital. Isso vai gerar um relatório que será encaminhado ao Secretário do Estado da Saúde o qual terá a nossa visão sobre o serviço e com recomendações sobre possíveis mudanças no perfil da assistência”, explicou Vanderlei Soares Moya, Diretor do Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde.

Humanização

Também na sexta-feira, 23 colaboradores do Grupo de Humanização da Santa Casa participaram de uma articulação promovida pelo Núcleo Técnico de Humanização, órgão vinculado a Secretaria do Estado da Saúde. O evento aconteceu no auditório do hospital.
O Núcleo Técnico de Humanização do Estado é um órgão vinculado diretamente ao Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, responsável pela coordenação do desenho e implementação da Política Estadual de Humanização, garantindo alinhamento às diretrizes de gestão da SES, disseminação do conceito de humanização de suas diversas áreas, nas unidades estaduais de saúde (hospitais e AMES), nos DRS e municípios. É também responsável pelo acompanhamento de ações e resultados, bem como pela inserção da humanização no desenho do processo de regionalização da saúde no Estado de São Paulo e a inclusão das diretrizes e programas da PEH no Plano Estadual de Saúde.