Santa Casa de Ourinhos recebeu quase 100 estudantes, para estágio, em 2018

A Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos já recebeu a nova turma de estágio. Um total de 97 estudantes dos cursos de técnicos e auxiliares de enfermagem, graduação em enfermagem e fisioterapia começou as atividades no hospital em busca de um maior conhecimento e experiência prática junto aos profissionais da instituição.

Em 2018, a Santa Casa de Ourinhos ofereceu a oportunidade para o ingresso dos 97 estagiários, mediante aplicação de uma Avaliação para Concessão de Estágios. Este número participará das atividades correlatas durante o 1º semestre de 2018, e distribuídos em 15 estagiários de manhã e a tarde, assim como 12 estagiários no período noturno, totalizando 42 estagiários por dia.

Participam do estágio instituições de ensino de Ourinhos conveniadas com a Santa Casa de Ourinhos; são elas: ETEC “Jacinto Ferreira de Sá” com estágio para técnicos e auxiliares de enfermagem; Instituto Aprove com estágio para técnicos de enfermagem e técnicos em radiologia; Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos com estágio para graduação em Enfermagem e Fisioterapia; e Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) com estágio para graduação em Enfermagem.

A Santa Casa de Ourinhos é hoje uma referência e contribui para a formação dos alunos dos cursos. Os estudantes têm a oportunidade de participar diretamente nos procedimentos com os pacientes, sempre supervisionados e orientados pelos coordenadores e também pelos profissionais do hospital.

Os estagiários do curso de graduação de enfermagem possuem autorização para desenvolver todos os procedimentos de enfermagem como curativos, medicação, preparo e assistência pré e pós operatória, verificação e anotação de sinais vitais, coleta de sangue para exames laboratoriais, preparo de pacientes para exames de endoscopia digestiva e colonoscopia, dentre outros. Desenvolvem com seus supervisores enfermeiros técnicas privativas do enfermeiro como: passagem de sonda naso-enteral; coleta de sangue arterial para exames; sondagem vesical; sistematização da assistência de enfermagem (SAE) e debridamento cirúrgico de feridas.

Os estagiários do curso para técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem desenvolvem os procedimentos específicos de sua área de atuação, acima descritos, excetuando aqueles privativos do enfermeiro.

Já os alunos estagiários do curso de Fisioterapia realizam procedimentos na área de fisioterapia motora e respiratória aos pacientes internados nas alas A, B e C, visando a recuperação e abreviamento da estadia dos mesmos no hospital.

Mais um serviço prestado pela Santa Casa que poucos conhecem e que permite aos estudantes aprimorar conhecimentos, desenvolver a parte prática, contribuindo para a formação profissional mais preparada para exercer com segurança a sua atividade.