Santa Casa inaugura Centro de Estudos para o Corpo Clínico

A Santa Casa de Ourinhos está entre os 50 melhores hospitais do Brasil. Atende mais de 70% dos casos pelo SUS e recebe pacientes de 68 cidades da região, dependendo da especialidade.

O hospital busca melhorias constantes na infraestrutura e, principalmente, no atendimento e acaba de inaugurar mais um importante espaço. Agora, o Corpo Clínico conta com um Centro de Estudos, que tem o objetivo de oferecer aos médicos um ambiente onde possam estreitar relacionamento, concentrar-se nos casos e estabelecer networking com outros profissionais.

A inauguração aconteceu na última quinta-feira, 02 de agosto e contou com a presença do presidente da Santa Casa, Celso Zanuto, do vice-presidente Rubens Vertemati; do diretor de comunicação, Alexandre Mariani e demais diretores e médicos que compõem o corpo clínico do hospital, além de colaboradores e voluntários da instituição.

O espaço do Corpo Clínico está localizado no anexo da Ala B.  O local conta com uma sala de Estudos equipada com livros e computadores e uma sala de integração para os momentos de intervalo, além de banheiro, cozinha e uma secretaria..

O espaço conta ainda com um painel da Direção Clínica, com fotos de todos os médicos que foram diretores do Corpo Clínico desde a inauguração da Santa Casa de Ourinhos, há 70 anos.

A decoração dos ambientes ficou sob responsabilidade da voluntária da Santa Casa, Sirlei Zanuto, que cuidou carinhosamente de cada detalhe para deixar o espaço aconchegante e agradável.

O presidente Celso Zanuto disse que mesmo com pouco recurso, o hospital tem investido em obras para melhorar a estrutura de trabalho dos colaboradores e também o atendimento aos pacientes. “Tivemos meses de obras, cada um ficou em um canto do hospital nesse tempo e hoje a gente vê que tudo isso valeu a pena. Em nome da diretoria da Santa Casa, da direção clínica entregamos um setor reservado aos médicos com uma estrutura decente para estarem sempre em boa forma para atender os nossos pacientes e desenvolverem a medicina no dia a dia”.

Dr. Cristian de Guidio Perez, Cirurgião Geral, enalteceu o trabalho da diretoria em cada vez mais trabalhar na valorização do corpo clínico. “Estamos bastante satisfeitos com esse local para repouso e estudos. A Santa Casa não é simplesmente um lugar de atendimento, mas também de ensino e futuramente seremos até um hospital escola. Temos um corpo clínico muito bom e unido e hoje é um dia festivo para todos nós. O espaço ficou muito bom e agradecemos à diretoria por este respaldo que é dado a todos nós”.

O médico coordenador do Programa de Residência nas áreas Clínica, Cirurgia e de Ortopedia, Dr. Rafael Mota Marins dos Santos, agradeceu a diretoria da Santa Casa por oferecer um espaço adequado para o corpo clínico descansar e  se aperfeiçoar. “Em nome da Comissão de Residência Médica, quero agradecer a diretoria pelo espaço. Hoje contamos com residentes de vários Estados do Brasil e é muito bom termos uma estrutura de excelência para receber esses residentes que vem aqui aprender conosco”.

Para o diretor clínico da Agência Transfusional da Santa Casa  de Ourinhos, Dr. Paulo Novita, a instituição segue o exemplo de hospitais de grandes centros, que oferecem um espaço exclusivo para o corpo clínico. “Queria agradecer a diretoria por esse espaço. Para nós, é fundamental ter um local que possamos nos recuperar da pressão sofrida pelos desafios da nossa profissão e, assim, atender bem a população. Isso vai ao encontro do que os grandes hospitais de São Paulo disponibilizam aos profissionais médicos. Temos muito orgulho de trabalhar aqui onde temos muito amor pela medicina, pela profissão e queremos sempre atender bem as pessoas. Não somos mais um hospital de atendimento, mas de ensino em medicina e tenho absoluta tranquilidade em dizer que os médicos residentes saem daqui bem formadas, tanto do ponto vista técnico como humano. Faço agradecimento especial à Sirlei que comprou a nossa ideia desse espaço e ajudou a decorar, deixando o ambiente muito confortável”.