Santa Casa de Ourinhos inaugura nova UTI Adulto

A Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos inaugurou na noite desta terça (28) a sua nova UTI Adulto, que oferecerá melhor acolhimento e assistência em terapia intensiva. A unidade dobrou o número de leitos e nos próximos dias os pacientes já serão atendidos no novo espaço.

A UTI Adulto funcionava no andar térreo com 10 leitos e agora está situada no piso superior, na área que era ocupada pelo almoxarifado e a farmácia, – ambos os setores foram transferidos para novas instalações. A nova unidade foi totalmente readequada para abrigar 20 leitos, sendo dois leitos extras para isolamento. A estrutura ainda contempla espaço para supervisão de enfermagem, ultrassom, conforto médico, banheiros e cozinha.

A estrutura da nova UTI Adulto foi desenvolvida para proporcionar um ambiente que contribua para a recuperação e cuidado dos pacientes, com os mais avançados equipamentos para atendimentos de alta complexidade. As novas instalações foram custeadas com recursos de emenda parlamentar intermediada pelo Presidente da Câmara, vereador Alexandre Zóio, e destinada pelo Deputado Estadual Wellington Moura, no valor de R$ 300 mil. Também foram utilizadas verbas arrecadadas em eventos beneficentes e doações.

Participaram da inauguração o Diretor-Presidente da Associação da Santa Casa de Ourinhos, Celso Zanuto; membros da Diretoria; a equipe médica da UTI; colaborares do hospital; o prefeito Lucas Pocay; a Secretária Municipal de Saúde Cassia Palhas; os vereadores Eder Mota, Cicero Investigador, Anísio Felicetti e Sargento Sérgio; a voluntária Sirlei Zanuto; representantes de entidades sociais da cidade e sociedade em geral.

A solenidade contou também com a presença de uma pessoa especial: Mateus Alison Barros, de 14 anos. O jovem, que ficou 51 dias internado em 2017 na UTI onde recebeu todo o tratamento necessário para sua plena recuperação, compôs a fileira de autoridades. A cerimônia contou com as bênçãos do Padre Flávio e do Pastor Dorival.

O Presidente da Santa Casa, Celso Zanuto, em seu discurso, fez questão de agradecer e dividir mais esta grande conquista do hospital com todos os membros da Diretoria, que trabalham de forma voluntária para a instituição, os colaboradores e demais pessoas que ajudaram de forma direta e indireta para a concretização desta importante obra.  “Esse espaço foi todo remodelado para dar mais conforto aos pacientes e também para termos mais leitos. Esta nova UTI está dobrando o número de leitos em comparação a atual unidade”.

Celso Zanuto aproveitou a ocasião para transmitir alguns números relevantes com relação a Santa Casa de Ourinhos “nós somos um hospital estruturante e atendemos 86% de SUS. Somos referência para o Brasil e entre 2.600 hospitais, estamos entre os 30 com melhor resultado. Dos 17 hospitais estruturantes do estado, somos o quarto melhor. Já a taxa de ocupação da UTI está hoje em 91,98%. Por que não é 100%? Porque após a alta médica é necessário esterilizar os leitos e existe um tempo para que ele possa ser novamente ocupado e, mesmo assim, conseguimos uma taxa alta dessa”.

Dr. Wilson Aparecido Ferreira dos Reis, médico chefe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, parabenizou toda a Diretoria em disponibilizar uma nova e moderna UTI para Santa Casa “em nome de toda a equipe da UTI, agradeço a oportunidade em oferecer esse novo espaço. Um país pobre onde a maioria dos atendimentos é via SUS, não podemos deixar de relevar esse grande ato e a oportunidade que estamos tendo com esta nova estrutura”.

O prefeito Lucas Pocay Lucas reconheceu a importância do investimento promovido pela Diretoria da Santa Casa em prol da saúde pública do município “hoje é um dia para se comemorar a luta da Diretoria que contribui para a evolução da saúde. A Santa Casa é hoje uma referência, um hospital de média e alta complexidade, onde cada dia mais observamos que não deve nada para os demais hospitais tops do país. A Santa Casa está nesse caminho. Dobrar o número de vagas de leitos, possibilita esse atendimento ainda mais humanizado. É gratificante  podermos juntos construir uma cidade melhor e que todos nós sonhamos e queremos.

O vereador Eder Mota, representando a Câmara Municipal, também parabenizou a Santa Casa de Ourinhos por mais essa conquista, que ajudará em um maior e melhor acolhimento dos pacientes “essa inauguração é um momento importante para saúde de Ourinhos. A Santa Casa é referência regional e estadual e sou um vereador que dedica o mandato em lutar por melhorias para a nossa saúde. Parabenizo a todos por essa conquista e quero dizer que a saúde é uma situação que envolve todos; um cordão de três dobras é mais difícil de se romper”.

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), Edson Rogatti, mandou mensagem congratulando toda a diretoria e colaboradores pela nova UTI Adulto. “Quero parabenizar o Celso e toda diretoria e colaboradores pela inauguração da nova UTI. Precisamos muito da Santa Casa de Ourinhos, um hospital de alta complexidade, que tem uma UTI Adulto e Neonatal entre as melhores do Estado. Agora, estão entregando aos usuários do SUS uma unidade moderna e que conta com bons médicos e colaboradores”.