Começa oficialmente o racionamento de água da SAE, com chuva

A partir desta segunda-feira (21), bairros de Ourinhos podem passar períodos sem abastecimento de água. O racionamento foi anunciado em live pelo Prefeito Lucas Pocay como um sistema de reservação para garantir o abastecimento à população.

Segundo Lucas, das 13h às 16h30, alguns pontos do sistema de distribuição serão fechados para reservar água na ETA (Estação de Tratamento de Água) e nos reservatórios existentes em diversos pontos da cidade.

Durante os últimos anos, a população vem sofrendo com constantes interrupções no abastecimento e com o ar que invade a tubulação cada vez que a água falta. As queixas de erros na leitura do consumo e cobranças indevidas também se avolumaram nos últimos anos.

A SAE informou que a medida é provisória e será utilizada enquanto durar a estiagem e os dias de forte calor, quando o consumo e o desperdício aumentam. Infelizmente, o maior desperdício do sistema fica por conta da falta de investimento em novas tubulações, que causam uma perda de até 40% do que é tratado.

Temendo a repercussão negativa do problema em periodo eleitoral, obras para resolver a falta de água foram anunciadas recentemente pelo Prefeito Lucas Pocay, entre elas a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que já foi licitada.

Nos últimos três anos Pocay inaugurou dois reservatórios; um no Jardim Anchieta, outro no Jardim São Silvestre, embora os mesmos tenham sido construidos pelas gestões anteriores e sua única obra, o Poço do Jardim Itamaraty não entrou em funcionamento.